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Projeto: Educação Infantil e Meditação

práticas contemplativas,
distúrbios de aprendizagem
e mecanismos atencionais



meditação
As práticas contemplativas vêm sendo estudadas com foco na autorregulação,
obtendo resultados bastante eficazes na redução do stress, ansiedade, pânico, hiperatividade e transtornos de atenção. A meditação voltada para a concentração envolve a manutenção de um foco e o esforço para a mente não divagar.

Além disso, podem auxiliar na conscientização sobre qualidades como aceitação, amorosidade, desapego e descentralização, o que favorece a capacidade de refletir e influenciar as experiências cognitivas e o comportamento.


Os distúrbios de aprendizagem e de comportamento estão vinculados a diferentes fatores desencadeantes: causas orgânicas, psicológicas, ambientais e do sistema - estas últimas, muitas vezes relacionadas à inadequação da escola, dos métodos ou despreparo dos professores.

Com exceção das causas orgânicas, que exigem diagnóstico clínico específico, os aspectos subjetivos, comportamentais e ambientais podem ser abordados de forma preventiva e sistêmica pelos educadores e pela comunidade escolar.

Adotando-se práticas contemplativas no contexto escolar, as crianças diagnosticadas com TDAH e as demais podem se beneficiar.

Muitos comportamentos de desatenção, impulsividade e situações de stress podem ser amenizados, além das melhorias nos níveis de atenção e aprendizagem.
objetivos do projeto
• Introduzir práticas de meditação em 5 escolas municipais de educação infantil, na periferia de Campinas.

• Estimular o equilíbrio subjetivo e melhoria nos níveis de atenção e aprendizagem das crianças.

• Contribuir para a diminuição dos níveis de stress, desatenção, hiperatividade e impulsividade.

• Monitorar os impactos das atividades com 154 educadores, 2680 crianças, suas famílias e a comunidade escolar, durante o período de abril a dezembro de 2011.


métodos
• Capacitação dos professores em práticas meditativas e conceitos de neuropsicologia, em encontros mensais de acompanhamento sobre as atividades com as crianças e a comunidade escolar.

• Acompanhamento das práticas de meditação com as crianças, professores e comunidade escolar.

• Monitoramento de resultados através da aplicação de testes, aplicação do software Heartmath e questionários de avaliação das condições sócio-ambientais.

• Em cada escola há uma equipe de facilitadores que acompanham as práticas e 16 computadores equipados com o software Hertmath.

PARCERIA:
Fundação Douglas Andriani
Vila Antiga
Secretaria Municipal de Campinas
APOIO:
Centro de Diagnóstico Neuropsicológico/Unifesp
Cebb-Centro Budista Bodisatva
Mosteiro Sakya Brasil




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Autora do livro "Neurociência e Educação" diz que o cérebro registra melhor informações quando elas tem algum significado ou propósito. Descoberta dá nova direção ao tratamento de doenças como Alzheimer.

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